COMO DEFINIR SEU NICHO E PERSONA

Antes de te mostrar como definir seu nicho e persona, preciso passar para você alguns conceitos básicos. Mas calma! Vou tentar simplificar ao máximo para que fique leve a leitura e que seja mais fácil de assimilar tá bom?




O que é nicho? Você sabe responder sem titubear? Se a resposta for não esse cenário muda hoje! Mas para isso você precisa compreender o todo. Vamos lá:

Geralmente quem está começando tem muita dificuldade e até insegurança de definir seu nicho por medo de diminuir as chances de vendas, e aí acaba abraçando o mundo todo! E o que acontece? Acaba não evoluindo e perdida sem saber para onde "atirar" de fato!


Algumas vantagens de ter um nicho definido:


VOCÊ ENGAJA MAIS PESSOAS

Se você acha que por estar numa fatia menor do mercado você ficará limitada, esqueça isso! Ter um nicho te ajuda a atingir mais pessoas.

Quando não se tem um nicho definido, você tem a impressão de estar falando para um monte de gente, porém na realidade não está pois ninguém se identifica e passa reto rs.


VOCÊ TEM BEM MAIS FACILIDADE DE CRIAR E ORGANIZAR SEU CONTEÚDO

Quando você define um nicho a criação de conteúdo fica focada e muita mais simples. Você não precisa mais "atirar" para todo lado!


VOCÊ VENDE MAIS

Direcionando seu conteúdo e se comunicando com mais clareza sua divulgação é melhor vista e entendida, logo, as vendas aumentam.


VOCÊ SE TORNA AUTORIDADE, ESPECIALISTA

Quando você trabalha com vários produtos você se torna generalista, quando foca no seu nicho naturalmente será vista como especialista. E adivinha de quem o cliente vai preferir comprar? De alguém que faz de tudo incluindo o que ela procura, ou de alguém que só trabalha com o que ela procura e cria todo um conteúdo voltado a ele?


"Ok, Pâm, mas a pergunta que não quer calar! Como faço para definir meu nicho? Isso é muito difícil!"


Não é nenhum bicho de 7 cabeças não! Observe a imagem abaixo e responda as perguntinhas para definir teu nicho. Vai ficar fácil, fácil!

Agora responda essas perguntas:

  1. O que eu mais amo fazer? Sobre o que eu mais amo falar?

  2. Qual a peça que eu tenho mais facilidade, habilidade e técnica para fazer?

  3. Sobre qual assunto ou técnica eu poderia passar horas estudando e me aprimorando?

  4. Pelo que eu quero ser reconhecida?

  5. Existem pessoas interessadas no que eu vou falar?

  6. Existem pessoas que pagariam pelo meu produto ou serviço?







Como diria minha vózinha, "aí é que a porca torce o rabo"! O que de fato é essa tal de persona que você tanto escuta que é super importante ter?


Persona é um perfil que a gente cria com base nos clientes que consomem nosso conteúdo e compram nossos produtos. Eles representam um cliente ideal para o nosso negócio.

Então, conhecendo suas características e o que ele realmente quer, você conseguirá criar conteúdos com muito mais engajamento e produtos cada vez mais atrativos.


Deixa eu te explicar melhor, você já deve ter ouvido falar em público-alvo também certo? Pois então, o público-alvo trás para nós informações gerais, enquanto a persona mostra a fundo quem é o seu cliente. O que ele gosta de fazer, por quais assuntos ele tem interesse, com o que trabalha, quais são suas preocupações, medos, sonhos, como ele se comunica e gosta que se comuniquem com ele e muito mais.


Num dos primeiros cursos que fiz ouvi do professor uma comparação que me clareou demais e que nunca esquecerei: Pensando no seu cliente ideal como iceberg, o público-alvo seria a ponta dele, enquanto que a persona seria toda a maior parte que fica escondido no mar.


Para definir sua persona você precisa coletar dados, fazer uma pesquisa com seus clientes. Pelo amor do Senhor do Bonfim! Nada de inventar uma persona ok? Ela é fictícia, porém criada através de verdades! rs.

Crie um questionário com várias perguntinhas desde as mais básicas até as mais específicas, levando em consideração (é claro) que essas perguntas devem fazer sentido para o seu negócio.


Questionário feito você pode enviar para os clientes já cadastrados no seu site, os que entraram em contado contigo por direct, WhatsApp e etc. Se estiver muito no início e não tiver para quem enviar busque sua persona em grupos do face, outros perfis semelhantes ao seu. Não precisa enviar o questionário, mas leia muito e fique atenta as características desses consumidores.


Segue alguns exemplos de perguntas:

- Qual a sua idade?

- Qual o seu nível de escolaridade?

- Você trabalha ou estuda? No que?

- Qual a sua renda média mensal?

- Qual o seu estado civil?

- Tem filhos?

- Onde você mora?

- Com quem você mora?

- Quais são os seus principais objetivos, desejos, ambições, medos e desafios?

- O que você pesquisa na Internet?

- O que você faz para se divertir?

- O que te deixa feliz?


E por aí vai...


Após o questionário, análise as respostas e identifique características semelhantes e dados que se repetem em várias respostas. A partir daí monte o cliente ideal:


"Clara, 26 anos, é formada em Designer de Interiores, é noiva há 3 anos, trabalha em uma empresa de arquitetura e sua renda mensal é de R$5.600,00. Mora com seus pais e ajuda a pagar algumas contas da casa. É super romântica e também perfeccionista. Seu casamento está marcado para o dia 23 de julho de 2022 e ela já está programando muita coisa com antecedência."



Partiu definir teu nicho e persona agora?

Beijos e obrigada por ficar comigo até o final da Live! Espero que tenha te ajudado!