top of page

Adornos de Mary: um exemplo a seguir

Hoje eu tenho o prazer de estrear esse quadro lindo de viver que eu intitulei de JORNADA DA ARTESÃ!

Ao meu ver, na mesma medida em que você aprende, você deve se inspirar, deve se motivar e perceber que SIM, todas nós temos capacidade de conquistar nossos objetivos, sejam eles quais forem!


E para o primeiro post da Jornada temos uma história incrível! Tenho certeza que você irá amar! Então sente num local confortável e aproveite cada linha dessa história:


ARTESANATO NÃO DÁ DINHEIRO... Era o que cheguei a pensar, antes de acreditar verdadeiramente em meu potencial.


Me chamo Marianne Franco, tenho 36 anos sou mamãe da Isabella de 6 anos, casada com meu marido Hugo a 13 anos, sou artesã empreendedora, criadora e fundadora da Adornos de Mary.


Como minha história começou? Acredito que como a grande maioria das mulheres empreendedoras, foi como a chegada da maternidade.


Sou formada em Marketing e sempre trabalhei no comércio, mas especificamente em lojas de luxo no shopping, sempre ralei muitoooo na vida, desde pequena (aos 13 anos já pegava 2 ônibus para ir trabalhar) Passei por grandes empresas, super amava o meu trabalho (tirando o fato de não ter vida social rs) EU AMAVA...


Fui crescendo e evoluindo pouquinho a pouquinho e aos aos 30 anos quando engravidei exercia o cargo tão almejado de gerente de loja.


Isabella nasceu em 2014 e nasceu com ela o maior amor da minha vida ❤

Aos 5 messes quando estava me preparando para voltar da licença de maternidade e comecei a tentar fazer a transição do peito para a fórmula, descobri que ela tinha APLV (Alergia a proteína do leite de Vaca)


Ela e eu ( pois a amamentava) teríamos que fazer uma restrição alimentar extremamente severa sem absolutamente nada de leite e nenhuma contaminação de traços de leite, para que um dia o organismo dela se dessensibilizasse (É o único tratamento)


Tudo dela era separado, talher, panela liquidificador buxinha de lavar louça e por aí vai... 95% do que ela comia era produzido em casa, eram horas de mercado, lendo rótulos até de sabonete e shampoos pois quase tudo tem leite ou soro do leite, até coisas que nem imaginamos, tipo o Salame....


Entramos na fila de aprovação para ganhar a fórmula especial pelo governo pois a lata pequena que durava aproximadamente 4/5 dias era 128,00 reais e eu precisa da fórmula para voltar a trabalhar. Enfim, diante dessa reviravolta pergunto a vocês...


Qual mamãe não jogaria tudo para alto, sua carreira, sua independência financeira e daria um jeito de se virar para viver com metade da sua renda, (no caso a renda do marido) para cuidar do seu filho???????


Pois bem, foi assim que tudo começou, para mim, para Isabella, para meu marido e para Adornos de Mary.


Obviamente sai do emprego, não voltei da licença a maternidade e felizmente consegui um acordo com a empresa. Deste então me dediquei exclusivamente para minha pequena.


Quando ela estava com 8 meses comecei a planejar a festinha de 1 ano dela e como a grana andava curta o negócio era colocar a mão na massa.


Queria algo delicado e alegre, e pesquisando na internet me apaixonei por uma boneca chamada Tilda, depois de conhecer o significado dela segundo sua criadora.


Peguei a máquina de costura da minha mãe emprestado (inclusive nunca devolvi e uso a mesma até hoje. Assisti uns vídeos no YouTube peguei um molde na internet e fui com a cara e a coragem fazer, DETALHE não sabia nem passar a linha na máquina, bati cabeça mesmooooo!!!!


Acredito que o talento é questão de paciência e persistência e não dom.

Fiz uma e amei, fiz duas, fiz três, fiz 12 no total....


Organizei toda festinha dela junto com a minha cunhada e no final tudo saiu tão lindo, fiquei mega orgulhosa, levo tantas memórias boas desta festa, que é até difícil descrever.


Um mês depois em 2016 minha irmã pediu para eu criar algo para festinha de 1 ano do meu sobrinho... lá vai eu no "Santo" YouTube pesquisar como fazer um boneco que ficasse em pé. Achei uma artesã chamada Claudia Crestani que ensinava o passo a passo bonitinho de maneira simples e ainda disponibilizava o molde.


Consegui fazer os bonecos parecidos com os da Claudia, minha irmã amou, a festa do meu sobrinho foi uma belezinha e em agradecimento ela fez um post no Facebook em um grupo de mãe que participávamos.


Falou um pouco sobre a festinha, colocou umas fotos e algumas mamães começaram a elogiar e a perguntar: sua irmã vende?


Quando vi aqueles comentários me acendeu uma luzinha na cabeça, como num desenho animado e tive um estalo real naquela hora...


Fiquei com um pensamento martelando na cabeça...


Eu poderia trabalhar focada em produzir temas completinhos que ajudassem as mamães na hora da produção das festinhas dos pequenos e trabalhar com aluguel.


Atendi a primeira mamãe que me chamou por conta do post que minha irmã fez, e assim fiquei com 3 temas no meu portfólio ( no caso as bonecas tildas da minha filha, a coleção de circo do meu sobrinho, e esse novo tema que havia fechado )


Com a cara e a coragem comecei a fazer publicações em grupos de mães me apresentado e me colocando a disposição para desenvolver qualquer tema novo. Tive que ter muita coragem e não é coragem de me expor, era coragem de me desafiar, literalmente.


Felizmente comecei a ter procura e tive que tirar a máquina de costura da mesa da sala, pois a casa toda ficava um caos. Passei a trabalhar num corredor entre um quarto e o outro, em um mini ateliê improvisado... todo dinheiro que recebia investia em matéria prima.


Meu marido, mesmo sendo paciente, estava no meu cangote me pressionando para voltar ao mercado de trabalho e ajudar nas despesas de casa pois era difícil pra ele, manter tudo sozinho. Eu por outro lado não queria deixa-la, não aceitava deixa-la, pra mim não era uma opção. Eu pedia calma...... sempre tive certeza que ira dar certo SEMPRE, na minha cabeça era questão de tempo para a coisa acontecer. Meu mantra era falar calma amor tem paciência, confia em mim, me da 6 meses, vai dar certo.... eu vou conseguir ganhar dinheiro e te ajudar...


Com o passar dos dias os pedidos felizmente aumentaram, consequentemente o estoque tbm e senti que precisava me organizar de verdade.


Meu acervo ficava por toda a casa, uma parte na lavanderia, uma parte no quarto da minha filha outra banheiro dela, era uma verdadeira loucura.


Desocupei um quarto em casa, fui em uma madeireira comprei tudo para montar um ateliê com bancadas e prateleiras, painel cancelado etc. Mesmo com medo de como iria pagar, me arrisquei. Parcelei tudo em 10x e sai felizzzzz da vida.


Essa altura do campeonato já ajudava nas despesas de casa e sentia tanto orgulho em mim por estar conseguido que isso me dava um gás todos os dias, me fazia querer mais e mais.


Após essa mudança passei a enxergar a Adornos de Mary como empresa mesmo, seguia trabalhando com venda e aluguel...


No final de 2017 me formalize como MEI e segui me empenhando cada vez mais, tinha hora para começar a trabalhar mais nunca tive hora para parar, me virava nos 30 para dar conta de tudo e fazer o meu trabalho com calma e perfeição. Aos pouquinhos fui fazendo uma reserva financeira para expandir o negócio! (SEMPRE PENSANDO QUAL SERIA O PROXIMO PASSO, qual era o próximo obstáculo que eu teria que sanar para crescer)


Felizmente a demanda começou a aumentar e eu trabalhando sozinha comecei a surtar literalmente, nesse momento eu assumi para mim mesma que não seria capaz de crescer sozinha.


Foi necessário dar mais um passo na escadinha e em 2018, contratei um programador para desenvolver um site todo customizado, que ainda não existia no mercado de locação para Adornos de Mary, deste então passei a trabalhar através da loja virtual, o que ajudou muito em todo processo burocrático das locações, facilitou muito a dinâmica do dia a dia e ainda melhor, me trazia ainda mais credibilidade.


Ainda assim, mesmo com o sistema, não estava dando conta de cuidar de todo tramite de locação e produzir novos temas, pois ao contrário do que pensam dá muito trabalho. Separar, higienizar, conferir, embalar, liberar entrega, atender, vender, fazer conferência de recebimento, guardar, dar baixa no sistema, demandava muito tempo ....


Também me deparei com um outro problema, a logística. Já não tinha mais onde guardar caixa em minha casa, tinha caixa até no corredor e na sala, neste ponto eu me vi em uma encruzilhada, ou eu ia para um espaço maior ou parava de crescer.


Em 2019 aconteceu duas das minhas maiores conquistas e realizações frente a Adornos de Mary, tive a oportunidade de contratar uma funcionaria na verdade uma "anja" que hoje é meu braço direito ❤ e construir do ZERO um novo ateliê 6x maior que o anterior. (Foram exatos 6 meses de obra)


De pouquinho em pouquinho seguimos assim, crescendo e crescendo, construindo a nossa casinha de tijolos 🙌


Hoje em 2021 tenho 2 pessoas (duas anjas) muito queridas na minha equipe e só tenho a agradecer primeiramente a Deus que me guia e me sustenta, minha família pelo grande apoio, minhas "anjas" pela ajuda diária, e minhas clientes pela confiança, preferência e motivação de sempre. Devo muito a todos eles.


Gostaria de dizer o quanto é maravilhoso fazer aquilo que amamos e que nos faz verdadeiramente feliz, acreditar no nosso sonho e conseguir alcança-los muda o jogo, muda o espírito.


RESUMO de todo esse textão é.... ARTESANATO da dinheiro SIMMMMMM, é uma profissão belíssima e me orgulho muito de poder representa-la. Com foco, força, Fé é muita paciência e persistência caminhando um passinho de cada vez, estudando, TUDO É POSSÍVEL!


Trabalhe seu pensamento para caminhar de mãos dadas com sua fé, Deus SEMPRE está no controle de tudo, confie e Trabalhe! Desejo muitaaaaa luz e sucesso, conquistas e realizações a toda nossa classe. Vamo que vamo!


Grande bjo Mary.


Se eu puder inspirar alguém com a minha arte meu insta é @adornosdemary



Mary! Muito obrigada por ter aceitado meu convite! Tenho certeza que sua história irá inspirar muita gente! que Deus te abençoe cada dia mais!



bottom of page