AULA COMPLETA: PRECIFICAÇÃO

As desculpas são infinitas na hora de parar e cobrar de maneira correta o seu produto! Realmente não é legal ficar montando tabela de preços, é trabalhoso, demanda tempo e paciência. Mas se você deseja lucrar, se você realmente deseja ganhar dinheiro no final do mês, essa tarefa precisa fazer parte do seu processo de trabalho. Bóra encarar!


Se você procurar no Google encontrará formas diferentes de calcular o valor de um produto. Eu testei várias maneiras, estudei muito, pois por mais que exista a nossa Planilha de Precificação pra te ajudar, é muito importante saber como preencher e principalmente, pq está preenchendo. Então hoje vou te mostrar tudinho!


Para se chegar ao valor de venda, existem algumas variáveis que você precisa conhecer e calcular, são elas:


CUSTOS FIXOS e VARIÁVEIS:

As despesas fixas são todos os gastos mensais que não variam conforme a demanda de produção. As variáveis, como o nome já diz, podem variar.


Exemplos de despesas fixas: internet, telefone, MEI, site/loja virtual, aluguel, etc. Exemplos de custos variáveis: cartão de crédito, comissão loja virtual, comissão vendedor, impostos, matéria prima, etc.


CUSTO POR PRODUTO:

Nesse valor entram todas as matérias primas necessárias para você confeccionar a peça + valor de embalagem (se houver). Daí a importância de você anotar o valor de tudo o que você compra para o ateliê. Comprou um saquinho de pérolas? Quanto pagou? Quantas unidades tem o saquinho? Calcule quanto custa cada pérola e já anote. Se não tem esse hábito, comece a ter. Facilitará demais a sua vida.


HORA TRABALHADA:

Por favor, não esqueça disso, o tempo que você passa confeccionando com todo carinho uma peça custa também! Esse cálculo é feito dividindo o seu ganho mensal pela quantidade de horas trabalhadas/mês.

Se você não tem um fixo, calcule baseado em quanto você deseja e vai batalhar para ganhar por mês (utilizando sempre do bom senso, eu gostaria de ganhar todo mês o salário do Neymar, mas né? rs).


MARGEM DE LUCRO:

Uma parte do valor do seu produto cobrirá seus gastos. Lucro é o que realmente você irá ganhar com a venda.

“Lucro é tudo que excede da sua receita retirando-se os custos. Simplificando, é aquela quantia “livre” que você receberá a cada produto vendido. O lucro é a razão de ser de qualquer negócio, seja ele grande, médio ou pequeno, como no caso dos artesãos. É com esse dinheiro que você poderá reinvestir no seu negócio, ter rentabilidade e perspectiva de crescimento.” (Elo7)


A margem de lucro é você que irá definir. 20%, 50%, 100%. Você escolhe mediante a uma análise do seu produto e da força da sua marca no mercado de trabalho.

Eu geralmente coloco uma margem de 50% de lucro em cima dos meus produtos. Só modifico caso o produto venda muito, quando sei que posso dar desconto ou o valor final fique abaixo ou acima da média de mercado.


Atenção aqui: Não esqueça do frete, ele é pago pelo cliente! Quando fechar o pedido peça a ele para lhe fornecer o CEP, daí é só ir no site dos correios ou outro método de envio e realizar uma simulação. Retorne ao cliente os valores e opções de envio e deixe que ele escolha.


Eu queria muito que você pensasse com carinho na importância de ser uma artesã consciente. Aposto que depois de calcular um produtinho você vai dar muito, mas muito mais valor ao seu trabalho. Bisbilhotar o valor da amiga artesã e jogar seu preço abaixando ou aumentando é fácil, mas você nunca saberá o quanto ganha ou em muitos casos, infelizmente, o quanto perde. Mas a partir do momento que você se empenha e sabe exatamente quanto te custa, não vai querer nem saber quanto a fulana ou a beltrana cobra!


Eu acredito muito que se cada artesã calculasse realmente seus valores e tivesse a noção de todo o trabalho que existe por trás de peças fofinhas nosso mundo artesanal seria mais justo, mais honesto, mais educado. Não adianta levantar a bandeira de que o cliente precisa valorizar o trabalho artesanal se você mesma não valoriza seu trabalho e nem o do colega.


Enfim, pra quem quiser assistir a vídeo-aula completinha é só participar do nosso Canal no Telegram: CLIQUE AQUI E se você quer facilitar sua vida e calcular de maneira correta e fácil o que te expliquei passo a passo na vídeo-aula adquira já sua planilha de precificação CLICANDO AQUI


Quero muito saber se você gostou desse post! Espero seu comentário tá?


Beijos e abraços... Fiquem com Deus!

141 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo